Errar é natural. Todos erramos. Mas devemos assumir o erro, reparar o dano e aprender com ele. Sou um eterno aluno. A aprendizagem vem da experiência e conhecimento.
Muitos pensandores disseram e erraram muito, só que entraram para a história por seuss acerto, é claro. O erro não nos afasta da virtude. A maneira como lidamos com ele sim. Ser responsável significa responder pelos seus erros.
Errar é humano. Aprender também. Eu erro muito tentanto acertar e acerto às vezes. e tento aprender com os erros do passado. Sem essa percepção, repetiremos os erros sem aprender nada e paramos de tentar acertar por medo de errar.
Ao fazer alguma coisa errada, precisa saber que errou e entender por que aquilo é considerado um erro. E para isso é preciso saber viver. Quer uma ajuda para entender ese processo de tentativa e erro ? Aprenda com os erros dos outros, principalmente daqueles que acabaram acertando no final. E você poderá encontrar estas lições em livros, filmes e na interação com outras pessoas.
"Não me arrependo de nada". Quantas vezes você já ouviu essa frase ? Eu várias. Será que as pessoas que me dizem isso acertam sempre e, por isso, não têm do que se arrepender ? Com certeza não. Então, será que essas pessoas não se incomodam pelo que erraram ? Pergunto isso porque não acertar é algo que dói.
Arrependimento não é remorso. Não é o fim. Se arrepender é reconhecer que não dá para voltar no tempo, mas saber que é possível corrigir o erro. Dê meia-volta e começe de novo. Acredite que vai acertar !
Uma atitude saudável é não ficar remoendo sobre o que poderia ter sido feito, ou como poderia ter sido diferente. Num programa de televisão vi um jogador lementando um pênalti perdido 20 anos atrás:" Se eu tivesse batido do outro lado a bola teria entrado". Isso é um martítio inútil. O que foi é passado. É uma tortura rever várias vezes o acontecido desejando que a história mude.
Vamos nos abrir ao novo ? Dita assim, a proposta é irrecusável de tão simples que soa...mas não é ! Por que a tradição e os costumes são fortes e poderosos. Faz a gente fincar raízes sem nunca repensar as ditas-cujas para checar se elas continuam a ter sentido. É quando a gente deixa de se perguntar se realmente gosta daquilo.
Não tenha medo de errar, pois acabará tentando menos e perderá a chance de acertar. Pode não estar perfeito o que você fez, mas já pode ser considerado um sucesso. Da próxima vez dá pra fazer ainda melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário