terça-feira, 30 de abril de 2013

Eu perco de um lado, mas ganho do outro

Fico triste e chateado comigo quando me lembro do meu relacionamento amoroso que não deu certo, uma viagem muito desejada que não aconteceu ou uma grosseria que falei. Mas também sei que essas minhas lamentações não resistem a uma análise mais apurada dos fatos, pois toda escolha que fiz incluiu uma perda. Perdir de um lado, mas ganhei de outro. Às vezes apenas me lembro da dor, e me esqueço de considerar o alívio (que pode não ser imediato).

Preciso constantemente me fazer as pergunta: e se o que perdi foi melhor do que ganhei ? e o que ganhei me fez entender as incompreensões que eu tive no passado ?

Não quero desejar tudo para mim, sem abrir mão de nada. Eu tenho que aprender fazer escolhas certas para não me arrepender depois. Não quero chorar pelo leite derramado. O que quero é aproveitar a vida com abundância. Mas também sei que são as más experiências e as perdas que nos ensinam a viver, pois elas nos tornam mais humanos, experimentando a compaixão por outros seres que perdem e que sofrem as dores da alma.

Conhecendo o gosto amargo da aflição, serei solidário com conhecimento de causa, e assim, poderei ajudar melhor os que também sofreram e sofrem a dor que sofri.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

As lições que o jogo nos dá



Jogo é jogo, eu sei. Mas são os treinos que ajudam os craques a atuar melhor em conjunto e a ficar em forma. A vida é como um jogo de futebol. Não se mexe em time que está ganhando. Mas você está perdendo ? Então faça a virada no jogo. No centro coloque você e comece driblando os invejosos, chutando os traidores e mande para o escanteio suas lamentações de derrota. Dê cartão amarelo para os incovenientes e cartão vermelho para os inimigos. Marque quem te interressa e mate no peite a saudade s de quem você gosta. E, por fim, faça um gol de equilíbrio.

Falar é fácil, mas difícil é jogar os 90 minutos. E, claro, você vai cansar, além de cometer faltas, passos errados...Por isso, aproveite para tirar lições de tudo. Enxergue as alegrias de um pênalti como oportunidades que a vida te dá. E procure fazer o gol. Não se esqueça que a arquibancada da vida está torcendo por você !

Eu acho que você entendeu o que eu quero dizer falando de jogo, né ? Esqueça tudo o que você leu nos livros de autoajuda: encare a vida como ela é - com frustações e sem pensamento positivo. Vou ser mais direto: você deve sempre aprender a mudar de acordo com as circunstâncias e os acontecimentos da sua vida. Não importa se você tem mais idade do que eu. Também não importa de ainda tem duas décadas de vida pela frente.

Aproveite para tirar lições de tudo. Seja um eterno aluno ou aluna desta grande universidade da vida: saiba ouvir antes de falar, procure se acalmar antes de tomar qualquer atitude, torne-se mais prudente e, substitua o rancor pelo perdão e o orgulho pela humildade de querer aprender a jogar.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Influência da História na história da minha vida

Gosto de aprender sobre a História. Tenho vários livros sobre o tema e a coleção completa da revista Aventuras na História. Não gosto de decorar datas, prefiro os assuntos que tem a ver com a minha realidade. E por falar nisso, quanto da história de cada pessoa é resultado de suas próprias escolhas ? E quanto dessa história resultou da influência dos outros na sua vida ? O homem é consequência do meio em que se vive ou é consequência do homem ?

A influência que a família Meira, as escolhas que frequentei, meu colegas, igreja, as músicas que escutei, os livros que li e reli, foi enorme na costrução da minha história. Sei que sou resultado do tempo e local que nasci. Mas também sei que as escolhas que fiz e faço faz parte do que sou hoje. Mas até que ponto eu estive no comando da minha vida ?

Eu sou pobre porque venho de uma família pobre. Mas será que sempre serei pobre ? Imagino alguns de vocês respondendo: "sim Well, você vai morrer pobre. Não adianta pensar diferente. Nada vai mudar." Outros diriam: "Você nasceu pobre mas não precisa morrer pobre. Reconstrua sua história"

Será que a história é mesmo um destino que está escrito e predeterminado para mim ? Quero construir a minha história. E isso não significa que vou ignorar o meu passado e exigir o impossível. Significa que sei o que quero e que sou realista. Significa que sou ousado para propor mudanças na minha vida para melhor. Significa que que tenho que me preparar, para ser um melhor competente, e assim implementar as mudanças necessárias.

Enquanto o conformista aceita tudo e enquanto o otimista se revolta com seu passado, o realista se prepara melhor para agir. E provocar mudanças na história da sua vida.

O mundo em que vivemos nos infuencia sim, mas não nos limita. Há possibilidades reais de mudanças. Pense nisso.

domingo, 14 de abril de 2013

Meus amigos são como os livros


Tenho muitos conhecidos e colegas. Conhecidos podem ser da família, vizinhos, donos e funcionários de estabelecimentos, etc. Colegas é o termo que eu uso para pessoas de um mesmo grupo que encontro com frequência no trabalho, naa escola, igreja, etc. Podem se tornar meus amigos ou não.

Sinceridade é fundamental para conquistar um amigo e ser um amigo. Amigos se sacrificam. É recíproco. Emprestam dinheiro (ou em alguns casos até doam).

Tenho poucos amigos. E todos os meus amigos são homens. Conto o número deles com apenas uma mão. Mas os meus amigos são como os livros: não é necessário ter muitos, e sim os melhores. Você não precisa e nem deve ser amigo do seu inimigo. Até mesmo porque se ele fosse seu amigo não seria o seu inimigo.

Amigão ou verdadeiro amigo ou amigo-amigo. Chame como quiser. Amigos podem ser as pessoas que um dia foram seus conhecidos ou colegas, sendo este último grupo, os mais comuns, devido as afinidades, regularidades de encontros, etc.

Minhas amizades são feitas de pedacinhos. Pedacinhos de tempo que vivo com estas pessoas. Não importa a quantidade de tempo que passo com cada amigo, mas sim a qualidade do tempo que vivemos com cada um. Cinco minutos que eu me dedico a ele, podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro !

segunda-feira, 1 de abril de 2013

É errando que se aprende


Errar é natural. Todos erramos. Mas devemos assumir o erro, reparar o dano e aprender com ele. Sou um eterno aluno. A aprendizagem vem da experiência e conhecimento.

Muitos pensandores disseram e erraram muito, só que entraram para a história por seuss acerto, é claro. O erro não nos afasta da virtude. A maneira como lidamos com ele sim. Ser responsável significa responder pelos seus erros.

Errar é humano. Aprender também. Eu erro muito tentanto acertar e acerto às vezes. e tento aprender com os erros do passado. Sem essa percepção, repetiremos os erros sem aprender nada e paramos de tentar acertar por medo de errar.

Ao fazer alguma coisa errada, precisa saber que errou e entender por que aquilo é considerado um erro. E para isso é preciso saber viver. Quer uma ajuda para entender ese processo de tentativa e erro ? Aprenda com os erros dos outros, principalmente daqueles que acabaram acertando no final. E você poderá encontrar estas lições em livros, filmes e na interação com outras pessoas.

"Não me arrependo de nada". Quantas vezes você já ouviu essa frase ? Eu várias. Será que as pessoas que me dizem isso acertam sempre e, por isso, não têm do que se arrepender ? Com certeza não. Então, será que essas pessoas não se incomodam pelo que erraram ? Pergunto isso porque não acertar é algo que dói.

Arrependimento não é remorso. Não é o fim. Se arrepender é reconhecer que não dá para voltar no tempo, mas saber que é possível corrigir o erro. Dê meia-volta e começe de novo. Acredite que vai acertar !

Uma atitude saudável é não ficar remoendo sobre o que poderia ter sido feito, ou como poderia ter sido diferente. Num programa de televisão vi um jogador lementando um pênalti perdido 20 anos atrás:" Se eu tivesse batido do outro lado a bola teria entrado". Isso é um martítio inútil. O que foi é passado. É uma tortura rever várias vezes o acontecido desejando que a história mude.

Vamos nos abrir ao novo ? Dita assim, a proposta é irrecusável de tão simples que soa...mas não é ! Por que a tradição e os costumes são fortes e poderosos. Faz a gente fincar raízes sem nunca repensar as ditas-cujas para checar se elas continuam a ter sentido. É quando a gente deixa de se perguntar se realmente gosta daquilo.

Não tenha medo de errar, pois acabará tentando menos e perderá a chance de acertar. Pode não estar perfeito o que você fez, mas já pode ser considerado um sucesso. Da próxima vez dá pra fazer ainda melhor.