Ser paciente é entender e aceitar a si mesmo e aos outros. A definição é poética, mas me pergunto: como ser assim ? Quero ter este comportamento, mas pra mim é difícil ser paciente com as fofocas no trabalho. E haja paciência no meu trabalho ! Preciso encontrar um caminho para a minha paz interior, pois sei que se eu estiver em paz comigo mesmo, não vou querer guerrear. É uma virtude necessária para uma vida com equilíbrio.
Há quem não se abale por pouca coisa, mas a minha reação é automática, na base do toma lá, dá ca. Se me incomoda a minha resposta imediata é a defesa e airritação. Mas sei que consigo ser mais paciente. Claro que dá...Desde que fique bem entendido que ser paciente é questão de opção e treino. Opção porque tenho que decidir não abrir espaço para o que desperta a minha impaciência. Treino porque requer de mim saber lidar com o inesperado e adversidades sem precisar engolir sapo.
Claro que se, a pressão fosse menor, a vida seria mais fácil. Mas nem tudo é azul. A vida é difícil para todo mundo. Portanto, tendo isto em mente, requer um esforço para se por na situação de quem nos ofende para compreender o que se passa. Quem sabe a resposta surpreenda: talvez não seja ela o problema.
Impaciência é uma forma de autoviolência. É uma agressão contra o meu emocional, pois tira a minha tranquilidade, e me deixa chateado com aquela pessoa ou situação. Por isso, preciso ter mais clareza da minha verdade, para não me abalar tão facilmente, e não precisar ter uma reação vapt-vupt.
Por favor, não confunda ser paciente com aquele tipo de pessoa que é apático, sem emoção. Procuro ter um misto de firmeza e educação do que eu falo para não fazer papel de bobo. Tenho uma atitude positiva diante dos meus valores e das minhas crenças. Não concordo com tudo pois não sou covarde. Mas não sou estúpido para "soltar os cachorros " por qualquer coisa fútil e escolho ficar em silêncio.
Há situações sobre as quais não temos contra ir contra, e a saída não é concordar, mas se calar para não sofrer. E esperar as oportunidades que vão aparecer a médio e longo prazo, para mudar o que incomoda. Se não posso transformar o jeito de um colega de trabalho, ou não consigo conviver com uma situação chata, preciso achar alternativas, para uma convivência, no mínimo tolerante.
Estou levando muito tropeço e me machucando nesse processo de aprender. Sim, porque a paciência é um processo, um caminho, uma estrada. É ou não é ? Envolve uma tomada de posição individual e, como não poderia deixar de ser, um harmonia com o próximo. É um desafio para mim. Não é fácil desenvolver a paciência. Mas ninguém disse que seria !
Concordo com você Well....me ajudou muito este texto...obrigada.
ResponderExcluir