terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Você tem 5 minutos ?



Em primeiro lugar, obrigado. Se você está lendo este meu texto, é porque me emprestou cinco minutos do seu tempo. Eu sei que parece durar mais que isso, mas, acredite, dá para você ler o que escrevi nesse tempo. Mas espere ! Não comece a contar ainda. Se eu só disponho deste poucos minutos da sua atenção, quero toda pra mim. Para me certificar de que você vai estar concentrado, peço que tire o relógio, para você não olhar para ele todo o tempo. Prometo que quando der cinco minutos eu aviso.

Ahh...antes que eu esqueça: Feliz 2013 para você ! Eu quero recarregar as energias e começar o ano, de fato, revigorado e com o coração mais leve. Quero deixar para trás amarguras e ressentimentos. E acho que você também tem esse desejo. Também quero ouvir melhor o que as pessoas tem a me dizer ou até mesmo o que não conseguem dizer, mas falam assim mesmo.Toda grande arte está fundada na capacidade que um ser humano tem de se comunicar com o outro. E aprender a ouvir tem a ver com generosidade. Essa é grande oportunidade que temos todos os anos para nos livrarmos do peso que arrastamos durante os últimos meses, e que nos oprime o peito e que nos deixa exaustos. Mas como será que se faz isso ? Para isso acontecer quero tomar medidas práticas.

Pois bem, voltando ao assunto, se você atendeu ao meu pedido para ler o que eu tenho a dizer, já aprendeu a mais importante lição para combater a falta de tempo: reservou um tempo para você ! Tudo bem, fui eu que pedi para você fazer isso, mas até parece que eu consigo obrigar alguém a fazer alguma coisa. Não mesmo. Você esta lendo porque se interessou pelo assunto e deu importância. Parabéns.

Reserve 1 hora para você todos os dias. Acredite, é o que basta para aprender a se livrar dessa doença moderna: a falta de tempo. Tempo livre desenvolve a criatividade. Se a ideia é fazer cada vez mais coisas, não adianta nada abrir espaço na agenda: o dia vai continuar não tendo 24 horas para você ! Quando foi a última vez que você reservou 60 minutos só para a sua vontade, sem dividir a atenção com mais nada ?

Você pode estar pensando: "Este Well, não sabe nada de mim mesmo. Como ele me pede para eu reservar um tempo só para mim ? Eu não tenho tempo ! ". Eu te endendo. Eu sei que parece a história da pílula para matar a sede. Mas só funciona com água. Afinal, se você está como o tempo tomado, de onde tirar alguns minutos para si mesmo ? A diferença está no objetivo. Se você quiser mais tempo para fazer mais coisas, a sensação da falta de tempo não vai passar nunca, porque você acabará em uma nova tarefa, em um ciclo infinito.

Mas, afinal, qual é a vantagem de reservar 1 hora todos os dias para mim ? Para se manter saudável. Manter um tempo livre, sem obrigações, faz bem para o corpo e mente. Senão, a saúde pifa.

Comece abrindo espaço na agenda, mas para deixá-lo em branco, à disposição da sua vontade. É simples, mas sei que não é fácil, porque não estamos acostumados a gastar tempo conosco. O que quero que entenda é que o tempo não pára, é precioso, mas não viva com aflição se obrigando a ocupar todo o tempo. Use o tempo a seu favor, não seja escravo dele. Não se sinta culpado ou ansioso por ter alguns minutos de sobra.

Bem, estamos quase chegando aos 5 minutos que você reservou para mim. Aproveito estes últimos segundos para lhe dizer: sinta prazer em aproveitar as pequenas coisas que faz. Nestes 60 minutos que você vai separar para você, faça o realmente tem vontade de fazer e não por obrigação. Eu gosto de ficar deitado lendo um livro ou uma revista. Não importa como você vai usar seu tempo livre. O que interessa é o que fazer com prazer. Nesses 60 minutos faça o que quer, e não se preocupe, você terá o resto do dia para fazer o que os outros querem ou o que precisa fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário