domingo, 27 de setembro de 2015

Aprenda com a Psicologia


As teorias de ensino e aprendizagem se apoiam em diferentes visões e interpretações do ser humano e o seu mundo. Uns defendem o aspecto da motivação na aprendizagem, outros realçam o conteúdo do ensino, e outros, a didática. E foi assim que as investigações sobre a aprendizagem e ensino deram origem a várias linhas pedagógicas. Nunca esquecendo que o principal sujeito desse processo todo é o próprio aluno.

Já que a educação é um fenômeno complexo, é fundamental que consideremos a globalidade e a diversidade das práticas pedagógicas de ensino. A função do professor é ensinar e a do aluno é aprender. Não é adequado o professor dizer que ensinou para os alunos, se os alunos não aprenderam. Só há ensino se há aprendizagem. E a aprendizagem demanda o ensino. Aí entra a Psicologia no processo ensino-aprendizagem, contribuindo como uma ponte, para que este processo tenha êxito.Pensando e repensando as práticas pedagógicas para que se façam de um modo mais ético e eficaz.

A psicologia estuda o que motiva o comportamento humano. Ou seja, suas emoções, percepções de mundo, aprendizagem e inteligência. "A contribuição da psicologia do desenvolvimento para áreas de educação e capacitação tem sido significativa e, de maneira menos óbvia, influenciou também os pensamentos sobre a relação entre o desenvolvimento infantil e as atitudes em relação à raça e ao gênero" (Vários autores, O livro da Psicologia. Trad. Clara M. Hermeto e Ana Luisa Martins. São Paulo: Globo, 2012. pp. 12-13).

Ao transmitir o conhecimento para os alunos, o professor desempenha também a função de formador da personalidade de seus alunos, gerando o desenvolvimento intelectual, afetivo e social. Portanto, a Psicologia ajudará o professor a desenvolver conhecimento e habilidades.

Dessa forma, a Psicologia contribui para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a próprio ensino para construir e transformar a si mesmo e seus alunos, num processo contínuo de construção de ensino-aprendizagem e  professor-aluno. Além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.

É dever do professor o aperfeiçoamento intelectual e a renovação da sua didática para cada situação: além dele mesmo que ensina, de quem aprende e do conteúdo do que se ensina.

Saber fazer é fundamental para o ser humano. Portanto, devemos criar meios e metodologias para tornar a aprendizagem e o ensino com eficiência.

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