quinta-feira, 19 de março de 2015
Quero ser um professor que a faz a diferença
Estou relendo o livro de Taylor Mali: Um bom professor faz toda a diferença (quando você ler este post possivelmente eu já terminei rsrs).
Faz uns dois anos que o li, e devido à uma licenciatura que estou cursando, sentir uma vontade de reler este livro. Recomendo.
A defesa apaixonada que o autor faz aos professores me faz pensar e repensar sobre a minha missão na sala de aula.
Que tipo de relação que eu devo estabelecer com os meus estudantes? Proponho algumas diretrizes:
Eu devo observar o aluno como um todo, identificando suas expectativas, dando aulas realmente eficazes e práticas. Ou seja, compreender o aluno de forma integral, buscando identificar suas necessidades de desenvolvimento no nível intelectual, físico, emocional, social, cultural. Criando uma relação de respeito, não apenas apenas na sala de aula, mas na sociedade como um todo. E porque não também apoiá-los a alcançar seus objetivos ?
Para isso, os professores de modo geral, (e eu me incluo), devemos conhecer que tipo de vida a família do seu aluno têm, tendo empatia para acolher as diferenças, reconhecendo que cada estudante é único, aprende de uma forma diferente e vive em um contexto que provavelmente é diferente do seu.
O primeiro passo é estabelecer uma relação mais igualitária e dialógica com seus alunos, reconhecendo seus saberes e legitimando a sua capacidade de contribuição com seu próprio processo de desenvolvimento.
Seja um mediador, facilitador e articulador do conhecimento, provocando o aluno a aprender a partir de seus próprios questionamentos. Não aceite que seus estudantes aprendam conceitos ou teorias científicas desarticulados das funções sociais e práticas da vida. Queira que eles pensem sobre a sociedade, interajam para transformá-la e construam identidades pessoais e sociais, vivendo de modo pleno.
E, talvez o mais importante até agora: seja humilde. Reconheça que pode errar e aprender enquanto ensina, inclusive com seus alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pela humildade, assim VC irá longe. Tenho certeza que fará a diferença na vida de muitos.
ResponderExcluir