domingo, 25 de março de 2012
Estudar para influenciar
Eu sou um estudante de História. Gosto do curso, aliás, sempre gostei. E só para você ter ideia o quanto eu gosto: tenho todas as revistas de Aventuras na História da editora Abril, desde Julho de 2003 até hoje. E no mês que vem estarei eu de novo numa banca de revista para comprar mais uma edição.
Em 2015 terminarei o curso. Estarei apto para ensinar. Mas ensinar o que ? Ser um professor de História é preparar a pessoa para passar no vestibular. Educar é preparar uma pessoa para conhecer, fazer, conviver e ser. Educar é influenciar e ensinar a pensar.
Todos nós estudamos História. Gostar de História, significa querer entender, através de pesquisas. Eu acho chato decorar datas, eu prefiro estudar o que é mais importante da matéria: a relação do homem com o tempo que ele viveu, como as influências e acontecimentos significantes. E por falar, você já parou para pensar o quanto da História cada pessoa é resultado de suas próprias escolhas ? E quanto dessa História é resultado da influências dos outros, do local de nascimento e da cultura que ele viveu ? O ser humano é consequência do meio em que vive ou é consequência da influência de outro ser humano ?
Pra mim está claro que sou sou o resultado do tempo e local onde nasci, da escola que frequentei e dos cursos que fiz. Mas também sei que as decisões que tomei foram essenciais para eu escrever minha história até aqui. Certo como 2+2 são 4. Só que aí eu me lembro de que 4 nem sempre são 2+2. Pode ser também 1+3 ou 9-5.
Ou seja, nossa forma de entender e julgar a vida, pela história de vida de alguém, nem sempre pode ser a ferro e fogo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário