domingo, 14 de outubro de 2012
Liberdade de Expressão e Crença
Eu não tenho problema nenhum com o politicamente incorreto. Muito pelo contrário. Sou capaz de entender uma piada ou rir de algum comentário que envolva esse tipo de humor, inclusive quando ele é dirigido a algum grupo do qual eu faço parte (brasileiro, são-paulino, cristão, e por aí vai). E não gosto das pessoas que se mostra horrorizada com o politicamente incorreto. Não pode fazer piadas sobre a esquerda ou sobre a direita; times de futebol; questões raciais; religiões; não pode isso, não pode aquilo, etc.
Os islã também se sentiu agredido com o vídeo de 14 minutos Inocência dos muçulmanos e as charges do profeta maomé pelo jornal da dinamarca Jyllands Post em 2006 e os cartuns publicados pelo semanário francês Charlie Hebdo satirizando o islamismo em 2012.
Como lidar com o princípio da liberdade de expressão - um dos pilares da democracia - sem ofender a liberdade religiosa de alguns grupos - também um dos pilares da democracia ?
Numa democracia laica, nenhuma autoridade ou grupo religioso, tem o direito de exigir aquilo que os cidadãos devem acreditar, pensar, ler,desenhar, escrever, assistir, ouvir, falar, filmar ou publicar. O direito de pensar sem censura é fundamental.
Nenhuma ofensa, deve ser pretexto para ameaças de morte ou violência. A lei existe para que se alguém se sentir ofendido, possa ir aos tribunais. E cabe aos juízes decidir se houve ofensa ou não, de acordo com as regras e cultura de cada país.
A liberdade de expressão deve ser protegida. Se você não gostar de algo, você não é obrigado a ler, comprar ou assistir o que lhe ofende. Voce tem o direito de fazer o que quiser com o seu tempo, dinheiro e crítica aberta.
Ofensas religiosas não são ataques pessoais. Está nos campo das ideias. E eu posso discordar do que voce acredita. E voce também de mim.
Por que razão uma pessoa sem religião tem de se obrigar a considerar sagrados símbolos que eu considero ? Não tem. E nem precisa, já que para ela não têm nenhum valor especial. Da mesma forma que para um cristão como eu, Maomé não é sagrado. Eu vivo sob a lei brasileira, não sob a lei do Corão.
Assinar:
Postagens (Atom)